Alternativa Educadora FM 91.5 - A comunicação que você entende
MANDE SEU RECADO
telefone 88 9 9980-5545 whatsapp WhatsApp
88 9 9622-3032
Conheça Baixio
31 de outubro de 2016

sem-tituloBaixio é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na microrregião de Lavras da Mangabeira, mesorregião do Centro-Sul Cearense. Ocupa uma área de 142 km².

O topônimo Baixio vem do Português e foi dado a este município devido a acidentes geográficos da região caracterizados por áreas inundadas e submersas. Sua primeira denominação foi Baixio, porém, com a transferência de sua sede possou a ser chamada de Umari, e com mais uma mudança de sede passou a ser chamada de Alagoinha (hoje denominada de Ipaumirim) e desde 1932 novamente Baixio.

Localizado na região onde antes habitavam os índios Kariri, este surge como núcleo urbano a partir de uma fazenda de gado do Coronel Liberalino de Carvalho e com a abertura do ramal da Estrada de Ferro da Rede de Viação Cearense para o Estado da Paraíba no século XX, desta forma consolidando-se na época como centro urbano mais populoso na região. Durante muito tempo teve sua economia impulsionada pela grande safra de algodão, mas, devido a proliferação do Bicudo por volta dos anos 70, esse cultivo praticamente extingui-se.

O município possui 1 (um) distrito: Jurema.

Clima
Tropical quente semi-árido.

Economia
Agricultura: algodão arbóreo, herbáceo, goiaba, arroz e principalmente o milho e o feijão. Pecuária: bovinocultura, caprinocultura, suínocultura, apicultura e criação de peixes. Comércio: possui diversas microempresas nas variadas áreas do comércio.

Cultura
Os principais eventos são:

Confira algumas fotos abaixo: